quinta-feira, março 17, 2005

MENTIRA


Será a mentira assim tão grave?
Não gostarão as pessoas de viver na mentira?
O que é a mentira afinal?

Uma criança nasce sem saber absolutamente nada...
Quando começa a aprender, descobre os primeiros passos da mentira...
Os pais mentem porque a criança não quer comer ("...se não comeres vem aí o papão..."), mentem porque a criança faz perguntas ("...foi uma cegonha vinda de Paris que te trouxe pendurado no bico..."), mentem porque é criança ("...o Pai Natal à meia noite traz os presentes..."). Mais à frente na sua vida, o pequeno rapaz já habituado ás mentirinhas menos graves, começa por descobrir o lado mau da mentira... ("...se passares de ano eu compro-te uma bicicleta.../...o pai não ofereceu nada à mãe no dia dos namorados porque esteve a trabalhar até tarde e as lojas já estavam fechadas.../...filho, atende o telefone, mas se for para mim, diz que eu não estou...").
Os anos vão passando e o pequenote já na adolescência, começa por descobrir a importância de mentir. Aí reinventa os seus próprios esquemas de mentiras para seu próprio proveito... ("...mãe hoje não tive aulas de tarde.../...eu não vi o teu maço de cigarros pai, perdeste-os?.../...não fui eu que parti o gira-discos, já estava..."). E por fim o nosso rapazito já é adulto e mente como um aldrabão. Mas será que ele tem consciência que mente, ou será já o seu estilo de vida natural?
Mentir está, hoje em dia, associado à sobrevivência e em muitos casos é a vida das próprias pessoas. Já ninguém passa sem uma mentirinha, por muito pequena que seja e sem ela cada um de nós seria metade do que afirma ou mostra ser. É uma realidade triste, mas é verdade. E não vale a pena culpar os pais pelos erros que nós próprios sabemos estar a cometer, embora os grandes culpados possam ser eles mesmos. Cabe a cada um de nós ser o mais sincero possível, por muito que isso altere diversas situações da nossa vida para pior, e mostrar ao mundo que sermos realmente nós é mais do que o que possamos ser para os outros.
Posted by Hello


(Nunixtreme)